07 de Dezembro de 2023

Você já se perguntou como se constitui a criação cultural do Distrito Federal? Quais são as influências, os desafios e as perspectivas dos brasilienses em relação a essa pauta? Como os artistas da região produzem e contribuem, por meio da arte, diretamente para a cultura da cidade? Sim? Nós também! Acreditando que a cidade é fruto da participação de milhares de pessoas e de suas identidades, buscamos com o Café FAC desse semestre oportunizar um conhecimento mais profundo da história e da cultura do Distrito Federal. 

Como forma de fomentar ainda mais o debate sobre qual é ou quais são de fato as identidades do DF, promovemos na última quarta-feira (29), no Estúdio A da Faculdade de Comunicação na Universidade de Brasília, o evento “Expresso Cabeças”, inspirado pelo icônico Concerto Cabeças de 1978. Nossa ação do Café FAC teve como proposta reunir grandes artistas do DF para debater sobre essas pautas.

 

27 de Novembro de 2023

Nós, estudantes do semestre 2.2023, priorizamos a valorização e conhecimento mais profundo da história e da cultura do Distrito Federal, a nossa identidade. Acreditamos que a cidade é fruto da participação de milhares de pessoas e de suas identidades, que se mesclaram e originaram a capital que vivemos hoje. Nesse sentido, na busca de compreender como foi dada a construção da identidade do Distrito Federal, vamos fazer uma retrospectiva destacando os principais acontecimentos  do quadradinho, desde sua construção até os dias de hoje. Vamos observar como é rica e diversa a cena cultural que vivenciamos hoje, fruto das mais diversas influências que cada geração teve aqui.

28 de Janeiro de 2023

O Café FAC promoveu, na última quinta-feira (19/01), a capacitação “Acessibilidade e comunicação inclusiva” na Faculdade de Comunicação (FAC). Com a presença de Guilherme Bitencourt, Mestrando no Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Pedagogo e de Camila Giacomini, representante do Grupo de Extensão ‘‘LIBRAS - Ampliando o Convívio Social’’, ambos da UnB.

 

Para iniciar o debate, Guilherme trouxe um panorama do tema da acessibilidade e dos direitos da pessoa com deficiência, levantando também algumas conceituações utilizadas. Ao apresentar um apanhado histórico sobre o tema no mundo, Guilherme trouxe a seguinte definição de acessibilidade: "Recursos e serviços que possibilitam ou facilitam a consolidação e a efetivação de um direito”. Isso significa que quando a acessibilidade não está em pauta, parte da população sofre com a privação do pleno exercício de seus direitos. 

 

O debate apontou a urgência da temática para o campo da comunicação, gerando também questionamentos relacionados às práticas de inclusão no que é produzido diariamente na cultura das organizações, agências de comunicação e até mesmo na Universidade. Segundo o convidado, tudo isso faz parte de uma mudança estrutural e depende de uma mobilização que deve partir de cada um de nós.  

 

Para finalizar a noite, Camila Giacomini falou sobre o projeto “LIBRAS - Ampliando o Convívio Social”, promovido no Campus de Ceilândia da UnB. O momento foi importante para ressaltar de forma prática a necessidade de tudo o que foi anteriormente abordado por Guilherme Bitencourt.  A convidada apresentou um pouco do histórico da acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, finalizando com uma aula prática demonstrando o alfabeto em LIBRAS para a plateia. 

 

E aí, curtiu? Fique de olho nas nossas redes sociais que vem mais por aí! 

11 de Agosto de 2022

 

Realizado durante a noite de quinta-feira (04/08), o evento roda de conversa online teve um bate-papo sobre como o curso de ComOrg é visto pelo mercado de trabalho. Mediado pela Isabella Loise, graduanda do curso e participante da equipe de cerimonial do CAFÉ FAC, o bate-papo contou com a participação de Larissa Sampaio, formada em Gestão de Políticas Públicas e em Comunicação Organizacional, ambos cursados na UnB, com experiência em Gestão de Projetos Sociais e Comunicação para o Terceiro Setor. 

31 de Agosto de 2022

 

Nesta quarta-feira (31/08), na Prainha da FAC, o Café FAC realizará uma oficina de defesa pessoal. O evento vai acontecer das 18h às 19h e contará com a presença do instrutor de Krav Maga Adalberto Dias. A ideia da oficina surgiu perante alguns acontecimentos recentes com mulheres que frequentam a Universidade de Brasília, sejam elas estudantes, professoras ou servidoras. Dados obtidos no portal de notícias sbt news apontam que a cada uma hora, 100 mulheres sofrem algum tipo de violência no Brasil.

 

12 de Agosto de 2022

Com o tema “O que foi, o que é, o que será”, o evento do CAFÉ FAC discutiu nos dias 3 e 4 de agosto de 2022 o curso de Comunicação Organizacional a partir de diversas perspectivas. Os eventos aconteceram na FAC e no Canal da FAC no YouTube, e foram abertos ao público. 

13 de Agosto de 2022

Evento na UnB apresenta visão do autor sobre sua obra, que agora inclui informações sobre a homessexualidade masculina no Brasil no início dos anos 2000

 

O historiador estadunidense James N. Green realizou, no Memorial Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, o lançamento da terceira Edição do livro "Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX". O evento contou com a presença do acadêmico e ativista Cleyton Feitosa, do assistente social, professor e deputado distrital Fábio Felix, e também da professora e coordenadora do PPG-FAC UnB Fernanda Martinelli, que atuou como mediadora na mesa de debate. O lançamento aconteceu no início do mês de julho (7/07). 

14 de Agosto de 2022

No dia 06 de julho, às 18h30, a Universidade de Brasília (UnB) realizou o debate “As eleições no Brasil, Democracia e Washington Brasil Office” com o convidado James Green.

O evento teve o apoio da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) e do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM).

01 de Abril de 2022

O Café FAC contou com uma palestra temática no Dia da Mentira. Na noite de sexta-feira (01/04), Iasminny Thábata, formada em Jornalismo pela UnB, Mestra e Doutoranda em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais, levantou o questionamento: “Estamos vulneráveis? Nós em meio à boataria, mentiras e fake news.”

25 de Fevereiro de 2022

Você deve ter percebido que o Café FAC voltou com tudo e, ainda por cima, de cara nova! Continuamos mantendo nossa principal missão e o foco na realização de palestras, seminários, cursos e oficinas, e para você não ficar de fora de nenhuma novidade, demos uma repaginada nas redes sociais e atualizamos o nosso site com todos os conteúdos para você acompanhar esse processo desde o início e saber tudo sobre os próximos eventos que serão realizados.