O Café FAC promoveu, na última quinta-feira (19/01), a capacitação “Acessibilidade e comunicação inclusiva” na Faculdade de Comunicação (FAC). Com a presença de Guilherme Bitencourt, Mestrando no Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Pedagogo e de Camila Giacomini, representante do Grupo de Extensão ‘‘LIBRAS - Ampliando o Convívio Social’’, ambos da UnB.

 

Para iniciar o debate, Guilherme trouxe um panorama do tema da acessibilidade e dos direitos da pessoa com deficiência, levantando também algumas conceituações utilizadas. Ao apresentar um apanhado histórico sobre o tema no mundo, Guilherme trouxe a seguinte definição de acessibilidade: "Recursos e serviços que possibilitam ou facilitam a consolidação e a efetivação de um direito”. Isso significa que quando a acessibilidade não está em pauta, parte da população sofre com a privação do pleno exercício de seus direitos. 

 

O debate apontou a urgência da temática para o campo da comunicação, gerando também questionamentos relacionados às práticas de inclusão no que é produzido diariamente na cultura das organizações, agências de comunicação e até mesmo na Universidade. Segundo o convidado, tudo isso faz parte de uma mudança estrutural e depende de uma mobilização que deve partir de cada um de nós.  

 

Para finalizar a noite, Camila Giacomini falou sobre o projeto “LIBRAS - Ampliando o Convívio Social”, promovido no Campus de Ceilândia da UnB. O momento foi importante para ressaltar de forma prática a necessidade de tudo o que foi anteriormente abordado por Guilherme Bitencourt.  A convidada apresentou um pouco do histórico da acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, finalizando com uma aula prática demonstrando o alfabeto em LIBRAS para a plateia. 

 

E aí, curtiu? Fique de olho nas nossas redes sociais que vem mais por aí!