A cada virada de semestre, uma nova equipe do Café FAC é formada e nossas atividades são ativadas novamente. De iniciativa da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília - vinculado à matéria de Assessoria e Consultoria em Comunicação do curso de Comunicação Organizacional - o projeto busca promover a integração entre os alunos e oportunizar o diálogo entre estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e a sociedade.

 

Para o segundo semestre de 2023, 44 estudantes - orientados pelos professores Guilherme Lobão de Queiroz e Maira Martins Moura - se reuniram para discutir temáticas que incluem as diversas frentes comunicacionais. Após uma série de debates intensos e significativos, assuntos relacionados à subjetividades, cultura, arte e educação surgiram como pontos de interesse em comum entre a turma.

 

Pensando nos aspectos que nos unia, um dos principais destaques era o espaço em que ocupamos. Estar na Universidade de Brasília revela uma experiência única por reunir, em um mesmo lugar, pessoas tão diversas, mas que ainda sim vivem o mesmo clima, território e desafios. O que, por fim, resultou nas notas aromáticas do Café desse semestre.

 

Nesse sentido, na busca de compreender o Distrito Federal como sendo esse lugar que, por receber influências culturais de tantos lugares, acaba sendo muitas vezes questionado sobre qual seria de fato a identidade intrínseca do quadradinho. Assim, identificamos o vínculo direto com as gerações e a cultura que foi moldada no território, que influenciaram diretamente na construção do modo de ser daqueles que habitam o “quadradinho” no centro do país. Juntando todos esses pontos chegamos ao tema: “Identidades do DF - gerações através da música”.

 

Conheça nossas equipes!

 

Pesquisa e Avaliação:

A equipe de Pesquisa & Avaliação assume na sua importância, a responsabilidade de levantar dados bibliográficos, documentais e de campo, sobre a cultura e a identidade do Distrito Federal. Além disso, também avalia o andamento do projeto, aplicando mudanças necessárias no decorrer do processo para assegurar que o Café FAC cumpra os objetivos e metas definidos.

 

  

 

Planejamento e Gestão:

O projeto Café FAC conta com a área de Planejamento e Gestão para construir o caminho ao êxito na execução das tarefas. A área define prazos e organiza as datas mais propícias para a realização das atividades internas entre as equipes, visando garantir que tudo saia conforme o previsto. Também são os responsáveis por analisar e selecionar as estratégias de modo a facilitar e direcionar as outras áreas, elaborando relatórios significativos para que o projeto alcance seu objetivo.

 

 

Criação e Divulgação:

A área de Criação é responsável por dar vida aos conteúdos do Café FAC, produzindo materiais atrativos e relevantes sobre o tema “Identidades do DF - gerações através da música”. Trabalha em parceria com as outras áreas para assegurar que as produções criadas estejam de acordo com os dados da Pesquisa, com o Planejamento do projeto e a agenda de Produção. O grupo também administra todas as redes sociais do Café, onde divulgam as novidades do projeto, as ações, os eventos futuros e reflexões sobre o tema escolhido.

 

 

Produção:

A área responsável por planejar, organizar e realizar palestras, seminários, exposições e eventos relacionados à cultura e à identidade do Distrito Federal. Coordenado com as demais equipes, estão encarregados de pensar em tudo que é necessário para que as ações sejam coerentes com o conceito, o tema e o formato definido pela turma. Cuidam também de contatar pessoas, estabelecer parcerias, escolher o local das ações e gerenciar os recursos disponíveis.