O Café FAC contou com uma palestra temática no Dia da Mentira. Na noite de sexta-feira (01/04), Iasminny Thábata, formada em Jornalismo pela UnB, Mestra e Doutoranda em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais, levantou o questionamento: “Estamos vulneráveis? Nós em meio à boataria, mentiras e fake news.”

 

WhatsApp Image 2022 04 07 at 5.55.39 PM

 

A convidada apresentou as diferenças entre diversos conceitos que levam à desinformação nas principais mídias, seja pela propagação das famosas fake news ou pela ampla circulação de boatos. Afinal, estamos vulneráveis em meio a tanta desinformação?

 

O debate apontou alguns dos obstáculos presentes para o exercício da profissão em comunicação, tendo em vista os objetivos por trás de cada notícia propagada, que muitas vezes vão além da simples ação de disseminar determinada informação. Em muitos casos, técnicas de persuasão mal aplicadas podem levar o público ao falso entendimento das situações. Como, por exemplo, falsos especialistas, cortina de fumaça, que é a estratégia de atrair atenção para assuntos irrelevantes ou falsos para tirar o foco de pautas centrais mais impactantes, e amplificação da minoria.

 

Iasminny também alerta sobre a perda de credibilidade da mídia nesse processo de propagação das fake news, devido a ação ilegal de diversos veículos que divulgam informações falsas para favorecer a ideia de um grupo, dessa forma, a falta de compromisso com a veracidade das notícias acaba por retirar a confiabilidade da imprensa e, por conseguinte, provoca sua destruição. “Ela (fake news) suga a ideia da imprensa para tirar a credibilidade”. E, assim, o principal meio de informação perde destaque em meio a tantas versões do mesmo acontecimento.

 

Ficou interessado? Assista a palestra na íntegra: Café FAC | UnB - Nós em meio à boataria, mentiras e fake news com Iasminny Thábata