No dia 06 de julho, às 18h30, a Universidade de Brasília (UnB) realizou o debate “As eleições no Brasil, Democracia e Washington Brasil Office” com o convidado James Green.

O evento teve o apoio da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) e do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM).

Da UnB Agência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A mesa foi composta pela professora Daniela Garrossini (mediadora) juntamente com a professora Vanessa Maria de Castro (debatedora), o professor Wanderson Flor do Nascimento (debatedor) e James Green, palestrante e professor de história e cultura brasileira na Brown University, ativista dos direitos LGBT, e co-coordenador Nacional da Rede dos Estados Unidos para a Democracia no Brasil.

Sobre o debate

 

A mesa iniciou o evento com a apresentação, as boas-vindas e os agradecimentos a todes. Em seguida a palavra foi passada para James Green, que exibiu um vídeo sobre os Estados Unidos da América e o Brasil como as maiores democracias da América.

 

Depois, apresentaram o Washington Brazil Office, uma instituição independente que conecta, apoia e realiza atividades de advocacia, conhecimento e cooperação para fortalecer a sociedade civil, proteger os direitos humanos, promover o desenvolvimento sustentável e socioeconômico, bem como defender a democracia e o Estado de Direito no Brasil.

 

Os principais objetivos do Washington Brazil Office são introduzir ao público americano a atual conjuntura brasileira; defender os progressivos avanços sociais, econômicos, políticos e culturais alcançados no Brasil nas últimas décadas e apoiar movimentos sociais ou ações comunitárias, ONGs, universidades, dentre outros, com ativistas de todo o país mostrados em dados da concentração de ativistas por estado e de participantes universitários por estado.

 

O palestrante também falou sobre a importância do Washington Brazil Office, a solidariedade entre Estados Unidos da América e o Brasil e quais são as políticas dada a situação atual.

“Acreditamos na democracia brasileira, acreditamos na possibilidade de ter uma eleição limpa e nós queremos reconhecer os resultados”, declara James Green.

 

Por fim, a palavra foi passada para os debatedores, Vanessa Maria de Castro e Wanderson Flor do Nascimento, que problematizaram questões importantes sobre a democracia e as eleições no Brasil. Argumentaram sobre a eleição passada, em 2018. E a eleição deste ano, 2022. Esse momento foi seguido de debate e conversa com o público presente.