Notícia 2 Destaque

A educomunicação emergiu como um campo vital de estudo e prática para o tema desse semestre do Café FAC. Neste artigo, temos o prazer de apresentar três mulheres notáveis cujo trabalho inovador está redefinindo a educomunicação no Brasil.

Daniele prospero
Daniele Próspero - (USP)

Daniele Próspero é uma figura importante no campo da Educomunicação. Com um doutorado e uma especialização em Jornalismo Social e Educação Comunitária, Próspero tem usado sua paixão pela educação e comunicação para impulsionar a mudança em sua comunidade. Autora da renomada obra "Galera em Movimento" (2007), Próspero também deu contribuições significativas para o Centro de Referências em Educação Integral com suas publicações. Uma jornalista com sólida experiência em jornalismo social e educação comunitária, ela tem usado sua expertise para informar e transformar o setor da educação no Brasil. Sua vasta experiência acadêmica e prática a fez uma autoridade no campo, cujos insights são muito procurados.

Rosane Rosa
Rosane Rosa - UFSM

A Professora Dra. Rosane Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é uma verdadeira pioneira em educomunicação no Brasil. Além de ser co-fundadora e ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação, Rosa lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Intercultural e Cidadania (CNPQ) e coordena o projeto EDUMIX Editora Aberta. Rosa tem um vasto histórico de envolvimento em acordos de cooperação internacional com universidades de Cabo Verde e Moçambique. Sua notável produção acadêmica inclui a organização de sete livros, 21 capítulos e 32 artigos publicados.

Ligia Beatriz
Lígia Beatriz - UFCG

A Dra. Lígia Beatriz, uma pesquisadora renomada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem feito contribuições inestimáveis para o campo da educomunicação. Líder de um grupo de pesquisa na UFCG, Beatriz explora a epistemologia da educomunicação, trazendo novos insights e entendimentos para este campo emergente. Sua pesquisa incisiva e abrangente tem fornecido um quadro crucial para a compreensão da educação para a mídia na literatura latino-americana.

Iluminando o Caminho na Educomunicação

Essas três acadêmicas exemplares representam o melhor do campo da educomunicação. Cada uma, com seu próprio foco e abordagem única, está desbravando novos caminhos e ampliando os limites do que é possível no campo da educomunicação. Eles são um testamento à inovação, à dedicação e ao poder do pensamento crítico.