Acessibilidade é a qualidade do que é acessível, é aquilo que é atingível, que tem acesso fácil, é o ato de se tornar acessível a algo ou alguém. Segundo o artigo 55 da Lei Nacional nº 13.146/2015, a acessibilidade é o direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente.

No dia 05 de dezembro é comemorado o dia mundial da conscientização da acessibilidade. A comemoração procura estimular a construção de uma sociedade inclusiva com igualdade e oportunidades.

De acordo com os dados de 2019 coletados para a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 17,3 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. A acessibilidade das pessoas com deficiência é algo que está previsto na segundo a Lei Federal nº 10.098/2000. O objetivo da lei é garantir a mobilidade física e qualidade de vida com autonomia, segurança e livre de obstáculos.

Para pessoas com deficiência, atividades simples podem parecer um desafio no dia a dia, o que impossibilita a qualidade de vida e permanência em muitas atividades. Por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possui recursos de acessibilidade desde o momento da inscrição até a realização da prova. Dessa forma,  o exame garante o direito de uma avaliação justa para todos. No edital existem opções que auxiliam a todos, entre elas: a prova em braile, tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), vídeo prova em Libras, (vídeo com a tradução de itens em Libras), prova com letra ampliada, prova com letra superampliada, uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e com mobiliário acessível.

Acessibilidade nas redes sociais:

Até pouco tempo era raro encontrar perfis de pessoas com deficiência em destaque de visualizações nas redes sociais. Hoje existem variedades de perfis que trazem pautas frequentes sobre inclusão e acessibilidade, porém esse conteúdo não é algo que prevalece nas redes, sendo geralmente acessado por identificação do público.

Para criar conteúdos inclusivos é importante pensar que as pessoas acessam as informações de formas diferentes. Para atender todos os públicos, é interessante manusear uma comunicação imersiva e multissensorial. Vídeos com legendas, textos com áudios e imagens com descrições são alguns exemplos.

A seguir tem alguns exemplos de influenciadores digitais que trazem conteúdos sobre acessibilidade. Conheça alguns:

Lorrane Karoline

Conhecida como pequena Lo, Lorrane Karoline tem uma síndrome chamada displasia óssea. Em suas redes sociais ela traz um conteúdo humorístico e leve sobre o seu cotidiano e experiências vividas.

Instagram: @_pequenalo

Bia Cruz

Bia Cruz é uma estudante de cinema com deficiência auditiva na Universidade de Brasilia (UNB). Ela traz em seu Instagram conteúdos e debates sobre acessibilidade e sua falta no mundo audiovisual.

Instagram: @biacruzcinema

Guilherme Bitencourt

Guitarrista da banda Ex-Óticos, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UNB), Guilherme também usa as redes sociais para trazer conteúdos sobre a importancia da acessibilidade no dia a dia.

Instagram: @guilerme_bit

Agora que você conhece mais sobre a acessibilidade, vamos contribuir nessa luta?

Por Tainá Alves